top of page

Artigo criado para atender a disciplina: Cultura e a Evolução da Tecnologia Educacional

ensino-hibrido-coursifyme.jpg

INTRODUÇÃO

 

Em meio ao ensino remoto adotado por diversas instituições por conta da Pandemia do COVID-19 (BRASIL,2020). Algumas maneiras de ensino e aprendizagem se destacam para favorecer os estudantes, dentre elas podemos destacar a modalidade de blended learning, e como as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) são utilizadas na implantação desses novos formatos pedagógicos.

 

BLENDED LEARNING E SUA DEFINIÇÃO

 

Derivado do e-learning que se refere a um sistema de ensino-aprendizagem onde existem conteúdos ofertados a distância e conteúdos ofertados presencialmente. Portanto a origem da designação Blended, algo misto, composto, híbrido (Monteiro e Moreira, 2013). Já para Castro (2015) ressalta que o Ensino Híbrido deve ser continuo e não uma atividade momentânea.

Blended Learning ou aprendizado híbrido mescla atividades presenciais e à distância, realizadas por meio de tecnologia da informação e comunicação. É um método de educação formal que mescla períodos em que o aluno estuda os conteúdos utilizando recursos on-line e outros em que o ensino ocorre em uma sala de aula, podendo interagir com outros alunos e com o professor de maneira síncrona ou assíncrona.

 

MÉTODOS DE APRENDIZAGENS

 

Nas metodologias de aprendizagens podemos destacar a forma ubíqua, que é aprender a qualquer hora e em qualquer lugar por meio de um dispositivo eletrônico, chamada de mobile learning. Uma das vantagens do mobile learning na aprendizagem mista, o aluno tem o controle sobre a hora e local aprendizagem, bem como o ritmo de aprendizagem e a busca por informações complementares para resolver as atividades propostas na aula presencial.

Para auxiliar os métodos de aprendizagens em tempos de pandemia podemos destacar algumas ferramentas que o professor pode usar como Google Classroom, Microsoft Team, Meet, Hangouts, Zoom etc. A Secretarias da Educação do Estado de São Paulo, possui um aplicativo chamado de Centro de Mídias ofertando aulas 100% online para serem usadas durante a covid-19. Plataformas interativas com feedback instantâneo para os alunos e professores da rede pública estadual de ensino.

 

CONCLUSÃO

 

            Em suma, no âmbito educacional os gestores em geral possuem muitos desafios a serem vencidos, um deles no que diz respeito ao Ensino Híbrido que permeia o campo educacional, como já vimos as metodologias a serem utilizadas nesse momento de pandemia.

            Portanto, as novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC), vieram para ficar, sendo um grande aliado para ajudar professores e gestores, sendo objeto de mudança constante para melhorar a aprendizagem dos estudantes, cabendo ao gestor facilitar e mediar esse acesso, criando assim, novos sentidos para prática docente.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE, Coronavírus (Covid-19). Disponível em: < https://saude.gov.br/> Acesso em: 01 may. 2020.

MONTEIRO, A.; MOREIRA J.A. O blended learning e a integração de sujeitos, tecnologias, modelos e estratégias. In: LECANTRE J.A (coord.). Blended learning em contexto educativo perspectivas teóricas e práticas da educação. 2 ed. Santo Tirso, White Books: Portugal. 2013. P.33-58.

Castro, Eder Alonso et al. (2015). Ensino híbrido: desafio da contemporaneidade? Projeção e Docência ,6.Disponível em http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao3/ article/view/563/506  Acessado em 13 de junho, 2020.

Blended Learning  e  Novas Maneiras de Aprendizagem

INTERAÇÃO

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

  LINKS

Quem sou eu.

 

Formado na Faculdade de Educação Física de Santos FEFIS - UNIMES no ano de 2009 em Licenciatura e Bacharel. Pós Graduado em Educação Física Escolar pela FEFISA em 2012. Formado em Pedagogia pela UNIMES.  Professor da Rede Estadual de Ensino desde, 2010 tendo como sede E.E. Lions Clube Centro. Atualmente Mestrando pela Universidade 

 

 

bottom of page